terça-feira, 19 de abril de 2011

"Conversas fúteis"



Gossip” de Norman Rockwell
Tendo em conta que o nosso objectivo é demonstrar como as várias relações humanas contribuem para o nosso desenvolvimento e visto que já abordámos a relação "família-indivíduo" vamos agora "saltar" para um outro tema: as relações do indivíduo com os seus amigos e com a sociedade em geral.
A comunicação é uma boa estratégia para o desenvolvimento humano.

Segundo o estudo Who Do We Tell and Whom Do We Tell On? Gossip as a Strategy for Status Enhancement de MCANDREW et all de Knox College, as "conversas fúteis" ou "fofocas" são uma das maiores distracções entre os indivíduos e melhora o estado dos mesmos.
Estas conversas são de certo modo uma comparação social em que os indivíduos trocam informações sobre outros, fazendo comparações entre si. 
O estudo referenciado, afirma que "as noticias negativas sobre indivíduos de alto nível social ou potenciais rivais e as noticias positivas sobe amigos ou aliados são bastante valorizadas e passiveis de serem passadas para a frente" o que demonstra que a "coscuvilhice" pode de facto servir para melhorar o estado pessoal.

As conversas entre indivíduos são uma forma de nos relacionarmos e um factor importante no nosso desenvolvimento pois fazem-nos superar determinados objectivos, criar visões diferentes e obter novos pensamentos que nos fazem evoluir dia após dia.

Afinal a "coscuvilhice" pode não ser tão indispensável e repugnante como muitas pessoas acham :)


1 comentário:

  1. Aqui está algo que muita gente pode considerar impensável: as "fofocas" contribuírem para o desenvolvimento de uma pessoa. Se pensarmos bem até faz sentido. Por vezes, quando temos estas "fofocas" com os nossos amigos, qual não é a pessoa que depois em casa pensa "Eu às vezes também faço aquilo que aquela pessoa fez" ou "Eu devia fazer o que a fulana tal fez"? Também é uma maneira de auto-crítica e de posterior melhoramento das nossas atitudes. Gostei deste post. Continuação de bom trabalho. CM

    ResponderEliminar