Chegando à recta final do nosso trabalho, achámos interessante abordar as relações que se estabelecem nos grupos de trabalho.
Para desenvolver relações humanas com base na dinâmica de grupo é necessária a criação de um espaço psicossocial alternativo, no qual as desconfianças, os temores e os conflitos possam ser tolerados, aceites e trabalhados, mediante experiências reconstrutivas, em termos de tarefas e processos que minimizem as ameaças ao ego e desenvolvam formas de interacção compatíveis com uma ampliação quantitativa e qualitativa de cognições, afectos e condutas.
É sem dúvida importante que os indivíduos envolventes desenvolvam um clima de confiança mútua em que toda a cortesia ou as atitudes de defesa/ataque sejam substituídas pela consideração pelo outro, através da partilha de pensamentos e acções. É fundamental a adesão a uma tarefa comum por parte do grupo direccionada para o auto-conhecimento.
Os papéis desenvolvidos no grupo propiciarão a actualização das diferenças individuais e não receitas de condutas normativas. Sanções, persuasão, manipulação cedem lugar a uma relação de integração, permitindo encontrar soluções através das quais as partes obtêm os seus objectivos sem que nenhuma destas seja obrigada a sacrificar sua essência (Follet citada por Wahrlich, 1969).
Após as várias experiências que tivemos em trabalhos de grupo, podemos salientar o que achamos essencial para que não haja conflitos no que toca a decidir o que fazer e como fazer.
O respeito e a consideração pelo outro são factores fundamentais para a dinâmica de grupo, de modo que todos nos devemos consciencializar que somos diferentes, mas por outro lado, iguais, na medida em que todos temos direito a opinar e fundamentar os nossos pensamentos e ideias.
Através de discussão, argumentação e avaliação de ideias é possível chegar à congruência de opiniões e atingir o objectivo comum a todo o grupo em questão.
Acedido em: 6, Junho, 2011: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0034-89101987000400009&script=sci_arttext
De facto, a de dinâmica de grupos é um aspecto importantíssimo... É sempre complicado, mesmo num grupo de trabalho onde os respectivos membros são amigos, as coisas funcionarem na perfeição. Há sempre complicações, desentendimentos, tarefas mal divididas, opiniões opostas... Mas tal como vocês mencionaram o respeito e a consideração são factores chave para a harmonia no trabalho de grupo!
ResponderEliminar