A partir dos 4/5 anos uma das experiências mais necessárias é a de ter amigos. Através da interacção com os seus amigos, a criança ganha mais sentido de si porque percebe que os outros a estimam e gostam dela e também ganha mais sentido sobre "os outros" porque percebe que estes também gostam de ser estimados.


As crianças sem amigos são mais propensas à depressão na adolescência e tendem a isolar-se. Estes efeitos podem ser duradouros e trazer consequências negativas. Podem até ser vistas pelos outros como agressivas ou imaturas pois não desenvolveram correctamente a capacidade de interacção. Um só amigo pode contribuir para proteger as crianças mais retraídas e tímidas de problemas de saúde mental, segundo um estudo da Universidade Concordia, no Canadá.
Bibliografia:
http://oqueeutenho.uol.com.br/portal/2011/01/19/amigos-sao-importantes-para-proteger-as-criancas-contra-sentimentos-negativos/, consultado em 29 de Maio de 2011;
http://aprendiz.uol.com.br/content/frupideslu.mmp, consultado em 29 de Maio de 2011.
Gostei desta publicação, acho que fizeram bem falar sobre as relações entre crianças, ou melhor a falta delas. É importante que os pais tomam atenção aos vários comportamentos que uma criança revela na falta de amigos e de interacção com outras crianças :)
ResponderEliminarOlá Rita!
ResponderEliminarPublicamos agora uma notícia sobre o valor dos amigos imaginários das crianças :)